Compliance, ética e qualidade
Na Broliveira asseguramos a rentabilidade económica da empresa e cumprimos com as nossas obrigações legais.
Uma abordagem negocial transparente e uma cuidada gestão de risco promove o equilíbrio financeiro e a fidelização de clientes, assegurando a rentabilidade económica da empresa, considerando sempre o quadro legal a cumprir nos diversos domínios.
Uma conduta ética e transparente na relação com a nossa equipa, clientes e fornecedores são aspetos fundamentais da Broliveira. Pode consultar o nosso Código de Ética e Conduta aqui.
A qualidade é também um dos principais valores da Broliveira.
A qualidade do nosso serviço mede-se, desde logo, pela segurança que conseguimos garantir desde que a carga de um cliente nos é entregue até que esta chegue ao seu destino. Neste âmbito, a segurança rodoviária e a segurança do produto são as mais relevantes.
Ambos os domínios estão fortemente regulamentados e exigem a implementação das melhores práticas. Para a Broliveira é essencial cumprir escrupulosamente as normas e os procedimentos e adotar processos de trabalho cuidadosos.
Saiba mais no nosso Relatório de Sustentabilidade, "O que entregamos, pelos nossos clientes e fornecedores" ou na Brochura resumo.
Social
A dimensão social é muito importante para a Broliveira. Somos muito exigentes no respeito pelos direitos humanos e na promoção de condições de trabalho dignas.
É muito importante realçar a importância da nossa equipa de trabalho, constituída por trabalhadores profissionais e esforçados. São os nossos colaboradores que asseguram o desenvolvimento sustentável da Broliveira, pelo que lutamos, todos os dias, pelo seu bem-estar.
A Broliveira também promove a formação e o desenvolvimento de competências, bem como a saúde e segurança no trabalho, da sua equipa.
A Broliveira contribui para o desenvolvimento da comunidade onde se insere, além de colaborar ativamente com diversas causas sociais. Neste compromisso, contamos sempre, como esperado, com o empenho e sentido de cidadania de todos os nossos colaboradores que nos propõem as causas que apoiamos.
Neste domínio, a Broliveira compromete-se com o Objetivo 8 – Trabalho Digno e Crescimento Económico, de Desenvolvimento Sustentável.

Saiba mais no nosso Relatório de Sustentabilidade, em "O motor são as nossas pessoas".
Ambiente
O transporte rodoviário de mercadorias é promotor do desenvolvimento económico e social, permitindo o acesso fiável e rápido a todo o tipo de bens. Se por um lado não podemos dispensar esta condição do desenvolvimento da sociedade, por outro sabemos que as alterações climáticas são o resultado do efeito cumulativo das atividades humanas, das quais o transporte faz parte.
Na Broliveira, estamos muito conscientes deste papel que nos cabe e desde há muitos anos que adotamos as melhores práticas para baixar a Pegada de Carbono da nossa atividade, nomeadamente através da nossa política de controlo de consumos de combustível e outras fatores operacionais; e da aquisição de equipamentos, que prioriza a modernização técnica e ambiental.
Com um conjunto de ações que visam reduzir o impacto de outras fontes poluidoras, a gestão de recursos naturais e promoção da economia circular são também consideradas nas nossas preocupações ambientais.
Neste domínio, a Broliveira compromete-se com os Objetivos 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, e 13 – Ação Climática, de Desenvolvimento Sustentável.

Saiba mais no nosso Relatório de Sustentabilidade, em "Como entregamos, pelo ambiente"
CERTIFICAÇÕES E AVALIAÇÕES
A Broliveira tem assumido e satisfaz os requisitos ou orientações das seguintes normas, ou referências internacionais:
ISO 9001 - Certificação do Sistema de Gestão de Qualidade.
Desde 2001, data da primeira certificação no âmbito da Qualidade, que a Broliveira tem vindo a consolidar os seus processos, demonstrando o investimento contínuo na melhoria das nossas práticas e a aposta na qualidade do nosso serviço.
ISO 14001 – Certificação do Sistema de Gestão Ambiental.
As preocupações ambientais e a definição de um conjunto de medidas preventivas neste âmbito, levou à certificação do nosso Sistema de Gestão Ambiental pela ISO 14001, em 2013.
ISO 45001 – Certificação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.
A Segurança e Saúde constituem uma prática e uma preocupação permanente na Broliveira. A Certificação pela ISO 45001, desde 2013, permite à Broliveira gerir os aspetos de saúde e segurança durante as suas atividades de forma mais eficaz, levando em consideração a prevenção de acidentes, a redução de riscos e a participação e bem-estar de seus colaboradores.
ISO 39001 – Certificação do Sistema de Gestão da Segurança Rodoviária.
Tendo noção da nossa responsabilidade nesta área, em 2020, implementámos a norma ISO 39001 e certificámos o Sistema de Gestão da Segurança Rodoviária, comprovando a aplicação de boas práticas que visam reduzir ou eliminar potenciais acidentes rodoviários e aumentar a segurança de Todos os utentes das vias rodoviárias.
IFS LOGISTICS – Certificação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar.
A certificação pela norma IFS LOGISTICS, obtida em 2019, permite-nos garantir confiabilidade, transparência e segurança ao longo das atividades realizadas por toda a cadeia de fornecimento das mercadorias, mais especificamente para a Broliveira, no transporte rodoviário de produtos alimentares e não alimentares com e sem temperatura controlada.
Mais informações em https://www.ifs-certification.com/index.php/en/standards/265-ifs-logistics-en
SQAS - Safety & Quality Assessment for Sustainability.
Em 2016, a Broliveira é sujeita à primeira avaliação pelo SQAS, um sistema realizado pelo CEFIC (European Chemical Industry Council), que avalia o desempenho dos Fornecedores de Logística e Distribuição de Produtos Químicos, em temas como Qualidade, Segurança, Ambiente e Responsabilidade Social.
Na área de acesso do site https://www.sqas.org está disponível para as empresas do sector químico, uma avaliação do sistema da qualidade e segurança dos seus fornecedores de serviços de logística.
Avaliação no âmbito da sustentabilidade pela EcoVadis.
A Broliveira submete-se à avaliação realizada pela EcoVadis que classifica o nível de sustentabilidade de empresas, tendo em conta, nomeadamente, práticas ambientais, a defesa dos direitos dos trabalhadores e de direitos humanos e a ética. Mais informações em https://ecovadis.com/pt/
LEAN & GREEN - Certificação para redução de carbono em transporte e logística
No início de 2023, a Broliveira obteve a 1ª Estrela L&G, como resultado da auditoria ao Plano de Ação demonstrativo de todos os esforços e medidas implementadas na última década, com vista à redução da nossa Pegada Carbónica.
Mais informações em https://www.lean-green.eu/
* Pode visualizar o âmbito das Certificações e os respetivos comprovativos clicando nos links acima.
Política do Sistema Integrado de Gestão da QAS
A Broliveira encara a Qualidade, o Ambiente e a Segurança (Rodoviária, do Trabalho e Alimentar) como fatores estratégicos do desenvolvimento da sua organização.
Neste contexto, a empresa definiu a presente Política, através da qual assume um compromisso de melhoria contínua do Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança, assente nos seguintes objetivos:
- Dialogar e trabalhar com o cliente para o satisfazer;
- Ter uma frota moderna, adequada às necessidades dos clientes e mantida para garantir a segurança rodoviária;
- Selecionar fornecedores de forma responsável e para ser competitivo;
- Promover a participação e consulta dos colaboradores, assim como a proteção da saúde e segurança dos mesmos e das pessoas envolvidas nas atividades desenvolvidas sob a responsabilidade da Broliveira;
- Manter e promover junto dos colaboradores, através da consciencialização, comunicação e formação constante, uma cultura de segurança do produto, nomeadamente alimentar;
- Assegurar as condições de higiene e segurança dos produtos, nomeadamente alimentares, durante o transporte, mantendo a integridade e qualidade dos mesmos;
- Manter os colaboradores motivados e com as competências adequadas;
- Respeitar a legislação em vigor e aplicável à atividade realizada pela empresa, bem como outros requisitos subscritos, nomeadamente o Código de Ética e Conduta, o Regulamento interno para Prevenção e Controlo de Álcool, estupefacientes e Substâncias Psicoativas e outros Manuais ou Regulamentos assumidos pela empresa;
- Estabelecer e rever periodicamente os princípios, os objetivos e as metas, tendo em conta os processos, os impactos ambientais, os riscos laborais e rodoviários, significativos, de modo a garantir um desenvolvimento sustentado e a melhoria contínua no âmbito da qualidade, ambiente, segurança do produto, segurança rodoviária, segurança e saúde no trabalho;
- Levar a cabo uma cuidada gestão e decisões de negócio promotoras de estabilidade financeira, que cumpram os mais elevados critérios de ética e qualidade e que tenham em conta os principais temas da sustentabilidade, definidos no respetivo Relatório;
- Definir processos e metodologias de trabalho, que tenham como base as diretrizes do programa de Segurança Baseada no Comportamento – BBS, que previnam o acidente rodoviário, a poluição, lesões, ferimentos e outros danos para a saúde dos colaboradores e restantes intervenientes;
- Definir processos e metodologias para salvaguardar tanto os bens físicos, como a proteção de dados e a cibersegurança, garantindo que os Sistemas de Informação possuem o adequado nível de segurança e resiliência, implementando medidas físicas ou digitais, adequadas a garantir a segurança da informação e a prestação de um serviço de transporte seguro.
- Comunicar a política a todos os colaboradores, publico em geral e restantes partes interessadas.
Versão: 29-11-2024
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CERTIFICAÇÕES E AVALIAÇÕES
Política QAS